Controle de Processos Industriais

Controle de Processos Industriais0
controlador de processos
WEST 6100 é controlador de processos

Controle de processos está presente na maioria das indústrias de transformação. Entenda mais neste artigo.

Controle de processos: Imagine um processo em uma indústria onde seja necessário controlar a temperatura manualmente. O operador teria que sentir durante toda a operação do processo, a temperatura do líquido durante a sua saída e, conforme a temperatura variasse, ele abriria ou fecharia uma válvula. Uma situação que além de inviável é cercada de riscos e imprecisões.

Clique aqui se desejar visitar diretamente a página de produtos.

Por isso, surgiram os controladores de processos, equipamentos responsáveis pelo controle de todo o processo industrial ou de uma parte dele, por meio de algoritmos lógicos ou matemáticos específicos, como, por exemplo, o controle PID.

Na automação industrial um controlador é normalmente responsável por uma única malha de controle. Ela pode, por exemplo, controlar a temperatura, vazão, pressão, nível, posição, etc. Nessa caso, os controladores são chamamos de controladores de malha ou single loop.

Controle de processos single loop

Em outros casos, o mesmo dispositivo pode controlar diversas malhas simultaneamente.  São os chamados, controladores multi loop, responsáveis por controlar máquinas pequenas com suas funções e opções avançadas. Possuem opções I/O flexíveis para controlar e medir uma grande variedade de processos.

Controle de processos multi loop

Com todas essas variáveis o desafio é dominar a dinâmica do processo para que os controladores escolhidos atendam bem as especificações. Eles precisam garantir eficiência na automação industrial garantindo produtividade, segurança e economia. A análise, o projeto e a implementação destes instrumentos é tarefa do profissional da área de controle.

Sobre a Controladores WEST

A West Control Solutions é uma das empresas da divisão SPTech – Specialty Product Technologies do Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-RootDynaparHengstlerThomson, entre outras. Possui fábricas no Reino Unido e Alemanha. Conta com assistência técnica local e 3 anos de garantia para todos os produtos.

Para entrar em contato, ligue +55 11 3616-0150 ou envie um e-mail para atendimento@sptech.com. Acompanhe outras notícias também no Diário da Automação.

Related Post

Conheça os diversos tipos de Setpoint em controle de temperatura

5 de março

Setpoint é o valor alvo no qual um controlador de temperatura tenta manter a...

West CS: 5 razões para usar um controlador de temperatura ao invés de um CLP

3 de fevereiro

Controladores lógicos programáveis (CLPs) e controladores de temperatura podem oferecer funções semelhantes para controle...

Como identificar o melhor controlador de temperatura para minha aplicação?

10 de junho

O melhor controlador de temperatura é aquele que se adapta a sua aplicação, oferecendo...