Controlador de Processos é com a Controladores WEST

Controlador de Processos é com a Controladores WEST0

Na hora de especificar um controlador de processos, os principais fabricantes de máquina do Brasil sempre consultam a Controladores WEST. Descubra as vantagens!

EC44 controlador de processos
PRO-EC44 é exemplo de controlador de processos.

Como o próprio nome já sugere, um controlador de processos é um instrumento utilizado para controlar uma variável de processo, que é uma grandeza física (pressão, vazão, temperatura e etc) que altera seu valor em função de outras variáveis principalmente em relação ao tempo. É comumente utilizado na área industrial.

Clique aqui se desejar visitar diretamente a página de produtos.

O controlador é responsável por uma única malha de controle, por exemplo, a malha de controle de temperatura é composta por um medidor de temperatura, um controlador e um aquecedor. Em casos assim, os controladores são chamados de controladores de malha, como citados acima.

Esses instrumentos enviam dados para outros ou demais dispositivos e malhas no mesmo processo. É possível encontrar diversos tipos de plantas industriais e controladores de temperatura no setor industrial.

Histórico

O controlador é responsável por uma única malha de controle, por exemplo, a malha de controle de temperatura é composta por um medidor de temperatura, um controlador e um aquecedor. Em casos assim, os controladores são chamados de controladores de malha, como citados acima.

Esses instrumentos enviam dados para outros ou demais dispositivos e malhas no mesmo processo. É possível encontrar diversos tipos de plantas industriais e controladores de temperatura no setor industrial.

Os controladores mais antigos eram pneumáticos, mas após sua popularização na década de 1950, a maioria dos instrumentos passaram a ser eletrônicos e analógicos, com amplificadores operacionais. Um pouco mais a frente, em 1980 os microprocessadores já eram utilizados pela maioria.

A comunicação entre os controladores e os componentes de sistemas de controle evoluiu de maneira parecida, passando de sinais e comandos pneumáticos para transmissão através de corrente e tensão e atualmente, para a utilização de redes, com instrumentos e controladores que funcionam via wireless.

Aplicações para controlador de processos

Na automação industrial, existem diversos controladores de processo, como:

  • Controlador para estufa;
  • Controlador para forno industrial;
  • Controlador para laboratório;
  • Controlador para extrusora de plástico
  • Controlador de temperatura;
  • Controlador para máquinas de tingimento;
  • Controlador para câmaras climatizadas.

A maioria dos equipamentos são programáveis, capazes de identificar diversos tipos de algoritmos lógicos e até matemáticos.

Exemplo de controlador de processos em ação: controle de temperatura

Como exemplo de controlador de processos, temos o controlador PRO-EC44 da WEST que possui entrada de sensor de temperatura. A saída é conectada a um dispositivo, pode ser um aquecedor ou ventilador.

Para fazer o controle exato da temperatura de um determinado processo, sem interferência de um operador, o controlador de processos é conectado a um sensor. Um exemplo é o RTD, em inglês Resistance Temperature Detector. Significa termorresistência.

Na funcionalidade,  utiliza a temperatura real do ambiente com a temperatura desejada e programada. Fornece saída para o elemento de controle. O controlador de processos consiste em apenas uma parte desse sistema.

controlador de processos neste caso, normalmente são usados em câmaras frias, baús de carros ou caminhões,  medicamentos ou produtos que precisam de refrigeração em tempo integral. Para ilustrar, podemos usar o frigorífico, utilizador dos controladores para manter temperaturas adequadas no manejo e conservação da matéria prima, a carne.

Se você está procurando por controladores de processos, entre em contato com a Controladores WEST. A empresa é absoluta e referência na projeção de controlador de processos, adequando o produto ao que sua empresa deseja. Atendimento, técnica, tecnologia e atendimento extremamente qualificado para você. Para os seus negócios. Fale conoso. A Controladores WEST é muito mais!

Sobre a Controladores WEST

Controladores WEST é uma das empresas da divisão SPTech – Specialty Product Technologies do Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-RootDynaparHengstlerThomson, entre outras. Possui fábricas no Reino Unido e Alemanha. Conta com assistência técnica local e 3 anos de garantia para todos os produtos.

Para entrar em contato, ligue +55 11 3616-0150 ou envie um e-mail para atendimento@sptech.com. Acompanhe outras notícias também no Diário da Automação.

Related Post

Controlador de temperatura é com a Controladores WEST

6 de janeiro

A Controladores WEST é uma das principais fabricantes de controlador de temperatura do mundo....

SPTech realiza Convenção de Vendas 2017; produtos West foram destaque

11 de fevereiro

Evento ocorreu na segunda semana de fevereiro em Atibaia-SP e reuniu Canais da SPTech para apresentações...

Controladores PMA: história, produtos, atendimento e outras informações.

3 de julho

A Controladores PMA (“PMA Control” ou ainda “Prozeb-und Maschinen-Automation”) é uma subsidiária da West...

Deixe uma resposta